Fotógrafo cria técnica de foto revelação que parece pintura

03/02 /2017
fonte: Arteref.com
link da matéria

Fernando Bianchi, um olhar diferente sobre o mundo
Fotógrafo mistura técnica inovadora e sensibilidade para capturar imagens únicas

O paulistano Fernando Bianchi é hoje um dos maiores nomes da fotografia nacional. Estudou no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre nos anos 1980 e logo começou a se apaixonar pela fotografia artística, isso permitiu que ele explorasse toda a sua criatividade nos cliques. “Talvez a fotografia não seria o que é hoje se Fernando Bianchi não a tivesse adotada desde os 8 anos de idade. A fotografia de Fernando Bianchi é uma criação artística, ou seja, uma experiência que envolve a capacidade de atribuir a essa imagem toda a sensibilidade e a emoção que o acompanham nos diferentes procedimentos utilizados, “ afirma a curadora, Márcia Goldstein.

Bianchi foi destaque nas duas edições da exposição “Foto Estendida” na Galeria Ophicina em São Paulo (2015). Com exposições em Londres, Barcelona, Paris, Portugal, Itália e Brasil, foi escolhido em 2016 pela marca Jaguar, para expor suas obras na loja Conceito do JK Iguatemi, Projeto da Agência Rock Comunicação em conjunto com a galeria That’s it art. Suas fotos agregaram valor e contemporaneidade além de ajudar a complementar a decoração do espaço perfeitamente.

Conhecido internacionalmente por seu olhar único, ele busca em cada imagem algo surpreendente e que, quando se revela, mostra nuances que antes não eram notadas. Seja em suas fotos urbanas, de natureza ou mesmo geométricas, cada detalhe conta e traz à tona um artista singular. Um elemento constante em suas fotografias é a técnica especial de Revelação Digital desenvolvida por ele há cinco anos: A “High Revelation”.

“Falando de Fernando Bianchi para quem o conhece com toda a sua experiência profissional, é impossível não identificar o quanto ele é essencial para o mundo da fotografia. E tudo isso faz com que o seu olhar e técnica se tornem algo ímpar. É possível compreender a pessoa pelo conteúdo de sua arte como se ambos fossem um só”, explica o galerista Marcelo Sassur, da That’s It Art.


Art Lab Gallery Abre mostra em homenagem aos 463 anos de SP

20/01/2017
fonte: Glamurama
link da matéria

Art Lab Gallery Abre mostra em homenagem aos 463 anos de SP

A Art Lab Gallery, no Jardins, foi palco nessa quinta-feira de cocktail de lançamento da exposição “São Paulo Inspira Arte” – uma homenagem ao 463 anos da cidade de São Paulo. A mostra reúne obras de mais de 30 artistas que retratam a metrópole e suas nuances. Alexandre Urch (foto acima), Fernando Bianchi, Francisco Panachão, Antonio Peticov, Mauro Negri, Beatriz de Carvalho, entre outros artistas expressam um olhar crítico e inspirador sobre particularidades da cidade, que proporciona sentimentos e experiências diversos em seus moradores e visitantes. A curadoria é de Marcia Goldstein. Em cartaz até o dia 04 de março. Para sentir o clima do soft opening, siga a seta!


Fernando Bianchi abre o ano brindando São Paulo com seu olhar único

17/01/2017
fonte: revistalounge.com.br
link da matéria

Fernando Bianchi abre o ano brindando São Paulo com seu olhar único
Fotógrafo paulistano abre 2017 com exposição “SP Inspira Arte”

Fernando Bianchi é um dos grandes nomes da fotografia internacional, e começa o ano em grande estilo, com a exposição “SP Inspira Arte”, que homenageia os 463 anos da capital paulista. Também são presenças confirmada Antonio Petikov e Caciporé Torres. Com técnica inovadora e sensibilidade para capturar imagens únicas, Bianchi retrata a Terra da Garoa de forma singular e surpreendente. Seu olhar mostra muitas nuances que antes não eram notadas e, agora, ganham visibilidade.

“A magia de São Paulo me conecta com a minha essência e eu compartilho esta conexão através das minhas fotos”, explica o fotógrafo. Seja em suas fotos urbanas, de natureza ou mesmo geométricas, cada detalhe conta e traz à tona um artista singular.

Um elemento constante em suas fotografias é a técnica especial de Revelação Digital desenvolvida por ele há cinco anos. Com a “High Revelation” suas imagens ficam com uma aparência de pintura, uma verdadeira obra de arte.

“Talvez a fotografia não seria o que é hoje se Fernando Bianchi não a tivesse adotado desde os 8 anos de idade. Suas fotos são uma criação artística, ou seja, uma experiência que envolve a capacidade de atribuir a essa imagem toda a sensibilidade e a emoção que o acompanham nos diferentes procedimentos utilizados” , comenta Márcia Goldstein, uma das curadoras mais respeitadas do país. Com exposições em Londres, Barcelona, Paris, Portugal , Itália e Brasil, foi escolhido em 2016 pela marca Jaguar, para expor suas obras na loja Conceito do JK Iguatemi.

Sobre Fernando Bianchi

Nascido em São Paulo, tem 48 anos, é formado em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi Morumbi, também estudou no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. Ele é fotógrafo profissional e presta serviços para diversas agências de publicidade desde 1993, mas a partir de 1990, a fotografia artística passou a ser sua maior paixão, porque lhe permite explorar toda sua sensibilidade e autenticidade. Sempre em busca de novas técnicas, deu muita importância à semiótica e sempre se preocupou em passar mensagens e provocar diferentes sensações através do seu trabalho.

Serviço:
Exposição SP Inspira Arte
Data: 19 de janeiro de 2017 – às 19 horas
Local: ART LAB Gallery – Rua da Consolação 3387 – Jardins


Exposição fotográfica traz nova perspectiva sobre a cidade de Londres

20/12/2016
fonte: gente.ig.com.br
link da matéria

Sob os olhos do fotógrafo Fernando Bianchi, a exposição “London Calling” mostra a capital da Inglaterra com o uso de novas ferramentas de revelação

Em exposição na Loja Jaguar, localizada no shopping JK Iguatemi , em São Paulo, o paulistano Fernando Bianchi traz para a galeria as suas últimas fotografias da cidade de Londres. Com um olhar característico, o fotógrafo é conhecido internacionalmente e desta vez resolveu trazer uma releitura de uma das cidades que mais tem afinidade e de onde viveu por dois anos, onde dirigiu um documentário sobre a ONG Chilndren’s Aid, voltando para lá agora em 2016 com o intuito de realizar o ensaio.

Em Londres, a capital da chuvosa Inglaterra, Bianchi resgatou a cidade sob um outro ponto de vista, diferente daquele olhar que guardava com as suas memórias quando morou por um tempo no país. Com uma técnica especial de revelação digital, a High Relevation, que foi criada por ele mesmo, o fotógrafo faz com que as imagens pareçam pinturas artísticas, valorizando as cenas reais que são capturadas pelas suas lentes de maneira totalmente digital, diferentemente de como se fazia no passado da história da fotografia.

Escolhido pelos responsáveis da empresa automobilística Jaguar no Brasil e pela galeria That’s It Art, com o olhar do galerista Marcelo Sassur, a exposição “London Calling”, que faz referência à uma das bandas de punk rock mais icônicas de Londres, The Clash, mostra monumentos históricos com o famoso Big Ben ou a Tower Bridge com uma outra perspectiva e em ângulos talvez pouco explorados. Apesar do fotógrafo ter voltado o seu trabalho desde 1993 para a publicidade, a fotografia artística tornou-se sua paixão, trazendo as suas lentes para várias outras cidades ao redor do mundo além da capital londrina, como as cenas e cenários que estão presentes cotidianamente em Veneza, Barcelona, São Paulo, Paraty e Salvador.

Serviço
Exposição Fotográfica “London Calling”
Onde: Loja da Jaguar no Shopping JK Iguatemi
Endereço: Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 2041 – Itaim Bibi
Temporada: até 22 de dezembro
Tema: Um olhar de Fernando Bianchi sob a cidade de Londres


Londres sob as lentes de Fernando Bianchi

20/12/2016
fonte: sopacultural.com
link da matéria

Fotógrafo paulistano faz uma releitura de uma das cidades que mais admira em exposição na loja da Jaguar, no JK Iguatemi

Fotógrafo paulistano faz uma releitura de uma das cidades que mais admira em exposição na loja da Jaguar, no JK Iguatemi que fica aberta ao público até o dia 22 de dezembro.

Conhecido internacionalmente pelo seu olhar diferenciado, Fernando Bianchi teve a oportunidade de mostrar para o público através de suas imagens uma visão única da Cidade na exposição “London Calling” na Loja Conceito da Jaguar.

As fotos de Fernando Bianchi, é o destaque da exposição que contribui na elegância e modernidade londrina para São Paulo. Bianchi foi escolhido especialmente pelos responsáveis da Jaguar no Brasil e pela galeria That’s It Art, sob o olhar do galerista Marcelo Sassur.

“Falando de Fernando Bianchi para quem o conhece com toda a sua experiência profissional, é impossível não identificar o quanto ele é essencial para o mundo da fotografia. E tudo isso faz com que o seu olhar e técnica se tornem algo ímpar. É possível compreender a pessoa pelo conteúdo de sua arte como se ambos fossem um só”, explica o galerista.

A curadora Marcia Goldstein também falou sobre o trabalho de Fernando Bianchi:

“Talvez a fotografia não seria o que é hoje se Fernando Bianchi não a tivesse adotada desde os seus oito anos de idade como parte de sua vida. Muito mais importante do que a foto em sí, é toda a riqueza de significados do seu trabalho”, afirma a curadora.

Monumentos históricos como o Big Ben e a Tower Bridge ganharam outra perspectiva com ângulos pouco explorados pelo fotógrafo que enxerga o mesmo, mas não da mesma forma. Esse conceito está presente em todas as suas obras. Ele morou em Londres entre os anos de 2004 e 2005, retornando em 2016 para sentir a Cidade através de um outro ponto de vista. A mostra é um resgate do seu próprio passado. “Tenho ótimas lembranças pessoais e profissionais e a minha casa tem vários objetos da cidade. Londres simboliza muito para mim, foi um período de mudanças na minha vida, não podia ter lugar melhor para retratar”, afirma.

Um elemento constante em suas fotografias é a técnica especial de revelação digital criada por ele: A HIGH REVELATION. Desenvolvida há mais de cinco anos, a revelação faz com que as imagens pareçam pinturas, uma verdadeira obra de arte, que valoriza ainda mais o trabalho.

Antes os profissionais recorriam aos produtos químicos para revelar e tratar as imagens, hoje Bianchi faz isso com o auxílio da inovação que ele mesmo criou.

Fernando Bianchi
Nascido em São Paulo, tem 48 anos, é formado em Comunicação Social pela Faculdade Anhembi Morumbi, também estudou no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre. Ele é fotógrafo profissional e presta serviços para diversas agências de publicidade desde 1993, mas a partir de 1990, a fotografia artística passou a ser sua maior paixão, porque lhe permite explorar toda sua sensibilidade e autenticidade. Sempre em busca de novas técnicas, deu muita importância à semiótica e sempre se preocupou em passar mensagens e provocar diferentes sensações através do seu trabalho.


Folha de São Paulo Vale do Loire

Com Julian Lennon na Laica Gallery / Com a Xuxa. Dirigindo o comercial

Com a Patrícia Abravanel. Dirigindo Comercial / Com a Maísa

Revista Caras / Dirigindo comercial do perfume da Luciana Gimenes