Fernando Bianchi

Bio Fernando Bianchi

Filho do grande maestro italiano Walter Bianchi, Fernando nasceu em São Paulo em 1968. Estudou no Instituto de Belas Artes de Porto Alegre nos anos 80 e logo começou a se apaixonar pela fotografia.

Com olhar apurado e contestador, o fotógrafo se vale de referências da história da fotografia, do cinema e da música, ambientes no qual ele foi criado e que lapidaram a sua forma de ver e refletir o mundo.

Apaixonado por semiótica, Bianchi constrói com sua avidez imagens que criam uma crônica perfeita de mistérios, luzes acidentais e sombras que se alongam e que logo nos reconhecemos seja pelas nossas referências de cultura de massa, seja pela nossa experiência de caminhar por esse mundo distópico. E logo nos percebemos em cenas de filmes clássicos ou em experimentações de fotógrafos modernistas como Man Ray e Geraldo de Barros.

Formado em Rádio TV e publicidade, Fernando assina grandes trabalhos como diretor de filmes publicitários com os principais artistas do país. A carreira como fotógrafo também sempre esteve presente no exterior, onde participou de exposições em Londres, Barcelona, Paris, Portugal e Itália.

Ministrou Master Classes de fotografia em Londres e Barcelona.

Foi vencedor de prêmios importantes como o prêmio internacional "Creative Camouflage Photo Challenge 2003, o Minute Festival no MIS em 2004 e o Echo Awards nos EUA em 2005, dentre outros.